O serviço Social e suas implicações
Tem como campo de atuação diferentes áreas da sociedade, tais como: assistência social, saúde, educação, empresas, sistema de justiça, meio ambiente, habitação e outros. Entre as possíveis atividades deste profissional, destacam-se o atendimento direto ao usuário das políticas sociais, planejamento e gestão da área social, pesquisa, assessoria, consultoria e docência no ensino superior.
A profissão é regulamentada por lei, dispõe de código de ética, e de entidades de fiscalização do exercício profissional, nos âmbitos federais, estaduais, e de formação profissional. Um dos maiores desafios encontrados pelos profissionais da área pode estar relacionado a divergência teria versus pratica que discorda de forma tocante no que diz respeito aos direitos sociais. Desta forma não podemos deixar de citar o movimento de reconceituação do Serviço Social que rompe com o modelo conservadorista e arcaico de atuação do assistente social.
Toda via as politicas sociais ainda estão longe de ser garantia de cidadania num país onde os direitos sociais enquanto resultado de movimentos e lutas sociais, objetivam a visualização e compreensão por parte do Estado, das demandas e necessidade produzidas socialmente sob o prisma do modo de produção capitalista, configurando-se como estratégica de enfrentamento à questão social e suas expressões.
Não podemos esquecer também a questão a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar e as implicações deste no processo de democratização e universalização das políticas públicas no Brasil. Outro grande desafio imposto a profissão.
Este texto retrata muito bem essa questão de desafio da profissão do Serviço Social.