Antropometria na Ergonomia:
A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). A antropometria é um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. Como diz Sobral (l985) " baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano". O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais, e os resultados obtidos podem ser utilizados para a concepção de postos de trabalho, equipamentos e produtos que sirvam as dimensões da população utilizadora. De onde surgiu a Antropometria:
A origem da Antropometria vem da antiguidade, pois os egípcios e gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo. A importância das medidas ganhou especial interesse na década de 40, provocada pela necessidade da produção em massa. Preocuparam-se com a produção e o mau posicionamento do funcionário.
Medidas Antropométricas:
Existem dois tipos de medidas antropométricas: as medidas estáticas, que se referem ao corpo parado; e as medidas dinâmicas, que registram os movimentos, a fim de medir seu alcance. Escolhem-se os segmentos e posições a serem medidos de acordo com a necessidade. Por exemplo, não há necessidade de se fazer medidas em pé, se o posto de trabalho é sentado. Mas um estudo completo pode ser útil para conhecer a população de uma empresa como um todo. A partir dos dados obtidos com as medições, são montados perfis antropométricos. Estas medidas são influenciadas por:
Influência da época
Influência da etnia
Influência do clima
Influência do sexo
Influência da idade
A Antropometria na Ergonomia:
A antropometria é uma disciplina muito usada pela ergonomia, pois, as medidas antropométricas são importantes para determinar soluções relacionadas ao conforto, objetivo da ergonomia. Uma das aplicações das medidas