O ser humano
ANTRPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
A EXISTENCIA HUMANA
PROFº FERNANDO H C DE OLIVEIRA
POLO, SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO
ANO, 2013
A existência humana
Sempre nos perguntamos qual a finalidade da existência humana? Portanto essa é uma pergunta difícil de responder, já que muitos acreditam que existimos pelo principio escrito na Bíblia no qual eu acredito, Deus nos criou com o propósito de servi-lo seguir seus mandamentos e alcançar a salvação. E há outros que não acreditam e que estamos nesse mundo meramente por estarmos porque houve uma grande explosão e assim surgiu a terra e que Deus não tenha nada haver com isso.
Segundo o pensamento filosófico sartreano, existência precede a essência. O que isso nos quer dizer? Primeiramente, significa que o homem não possui definição alguma ele não é nada antes de fazer algo. Em segundo lugar, que a finalidade da ação do homem e de sua própria existência é se auto-definir segundo um projeto criado em sua subjetividade. Segundo Sartre quando o homem possui uma essência é dizer que ele é pré-definido por uma lei absoluta e universal que se encontra antes de sua existência, e que sua liberdade, esta restringida ao campo de possibilidade que sua essência lhe permite.
O ser humano sempre esta a procura de entender o significado de sua existência e assim passou a entender o todo. Sendo que é muito difícil ao ser humano se auto-compreender pois, sempre nos preocupamos com os afazeres diários que esta ao se redor, esquecendo de si mesmo, ate mesmo de se conhecer como ser humano.
E daí nos perguntamos qual o sentido da vida? Já que sempre nos questionamos qual a finalidade da existência humana, queremos também saber o sentido dessa vida. Para