Ciências sociais
Este estudo destina-se a pesquisar as Ciências Sociais e sua representação na sociedade, buscando alcançar um aprofundamento detalhado da temática em questão, compreendendo-a tão relevante como um mecanismo de aproximação dos indivíduos no que tange sua origem, seu desenvolvimento, sua organização em grupos sociais, sua cultura, visando a percepção da realidade na qual esses grupos estejam inseridos. Através de leituras e visualizações sobre o tema social, podemos compreender os acontecimentos, baseados em fundamentos sociológicos, e a busca da humanidade pela resolução de seus problemas cotidianos por processos de transformações das relações e estruturas sociais.
INTRODUÇÃO
A disciplina de Ciências Sociais difere-se da de Ciências Naturais. A primeira utiliza como objeto de estudo as interações humanas, focando em um mundo social, buscando objetivamente efetivar-se através do método científico. A segunda procura compreender o mundo natural físico e biológico utilizando também o método científico em busca de padrões nas relações de causa e efeito de fenômenos naturais. A Sociologia surgiu a partir de um processo histórico, intelectual e científico em meados do século XVIII, tendo como importante reformador social o filósofo e matemático francês, Augusto Comte.
Um dos importantes estudos realizados pela Sociologia é a Cultura. Apesar de existirem conceitos diversos, todos levam à definição compreensível de que se refere aos hábitos e costumes de uma sociedade, que também se define pela Sociologia, fundamentalmente como um grupo social organizado de acordo com o decorrer da vida de seus membros: os indivíduos.
Os indivíduos passam pela socialização em etapas, começando pela família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação de massa e grupos de referência, cujos modelos de comportamentos e atitudes podem ter papel positivo ou negativo, como por exemplo, uma banda musical ou um atleta podem desenvolver atitudes boas ou más aos