Pipa
1) A falta de diferencial estratégico dos seus administradores, falta de modificações na linha de produtos da empresa, como seus consumidores na maioria do sexo feminino estavam cada vez mais exigentes e sedentos por novidades. E também a entrada de novos concorrentes no cenário nacional devido à abertura comercial da década de 1990. O preço da linha de produtos Natura era considerado elevado para maioria das consumidoras, que comprariam mais e com maior frequência, caso eles fossem mais baixos.
2) A empresa descobriu importantes características dos seus produtos que ela desconhecia e ficou conhecendo um pouco do mercado nacional e o observou que as clientes gostariam de comprar cosméticos mais baratos e simples para usar no dia-a-dia. As consumidoras acreditavam no potencial de novos cosméticos que a fauna e flora brasileira possuíam para a criação de novos produtos e que havia um significativo interesse pela biodiversidade brasileira.
Além disso, com mais de 200 mil consultoras foi possível reunir informações e segmentar o mercado, dessa forma a empresa passou a conhecer melhor os seus clientes.
3) A obtenção imediata das informações de mais de 280 espécies de plantas pesquisadas e acesso a uma linha de aproximadamente 300 produtos. Com essas informações já disponíveis, o processo de desenvolvimento da nova linha foi grandemente acelerado.
4) Venda direta por meio de consultoras, garante maior personalização no atendimento ao conhecer as peculiaridades de cada cliente; * rapidez para receber o feedback dos clientes; * distribuição descentralizada; * fidelização do cliente; * maior regularidade das compras; * maior conforto para os clientes ao receber em casa seus produtos.
5) Toda a campanha buscava passar uma imagem sócioambientalmente correta da empresa e para isso o logotipo da organização foi trocado e o nome da nova linha, Ekos,