o ser humano
Nasce:
Para aprender Para descobrir e Apropriar-se de todos os conhecimentos desde o mais simples até o mais complexo. Isso garante sua sobrevivência e integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
O CÉREBRO HUMANO
Não parece muito atraente: uma bola de carne enrugada com mais ou menos 1,4 kg e consistência gelatinosa. Não se expande nem se contrai como os pulmões, não bombeiam sangue como o coração nem excreta substância visível, como a bexiga.
SISTEMA COMPLEXO
Cérebro: Contém bilhões de neurônios, que não param de enviar sinais uns para os outros, controlando desde funções básicas para a sobrevivência, como a respiração, até complexos raciocínios.
Aprender é um processo complexo e multifacetado que apresenta bloqueios e inibições em todos os seres humanos. Aprender não é algo fácil ou simplesmente memorizado por nós. Não basta termos a informação.
O cérebro: localizado no final da coluna vertebral e representa 2% do peso total do nosso corpo, mas consome quase 20% das nossas calorias. Revestido pelo córtex cerebral, que se desenvolveu de maneira surpreendente e para caber centro do crânio teve que se dobrar formando pregas dando origem aos diferentes lobos. Por essa razão nosso cérebro tem uma aparência enrugada.
Seu cérebro não é um computador: além de ficar melhor quanto mais é usado (ao contrário do computador, que vai quebrando aos poucos), ele não tem como adquirir programas prontos para serem usados.
Saiba mais
Plasticidade Cerebral
Aprendizado
Divisão de tarefas no cérebro
Reservas funcionais
Ao contrário, precisa construí-los aos poucos, a partir dos pedaços mais básicos.
Essa construção de programas é o processo de aprendizado: a modificação efetiva do cérebro conforme o uso que resulta em um desempenho cada vez mais adequado do comportamento desejado, ou seja, um desempenho melhor.
A base do aprendizado é considerada a modificação das sinapses, ou seja, das