Economia
EMPRESA FRIGORÍFICA S.A.
ATUAÇÃO: MERCADO INTERNO E EXTERNO
RAMO: CARNE BOVINA
CENÁRIO I
Crise internacional. Investidores estrangeiros no Brasil retiram seus investimentos (dólares) levando-os a seu país de origem buscando segurança. País sob o regime de câmbio flutuante.
CENÁRIO II
Governo brasileiro implementa política monetária expansionista reduzindo a SELIC.
CENÁRIO III
Obras do PAC 100% realizadas e isenção total dos impostos sobre exportações.
CENÁRIO IV
Brasil recebendo investimentos estrangeiros devido à segurança apresentada por nosso mercado de capitais, ou seja, quantidade enorme de dólares entrando na economia.
PEDE-SE:
Analise os quatro cenários independentemente e para cada um deles dê sua projeção para mercados, fornecedores e concorrentes.
RESPOSTAS
CENÁRIO I:
Em relação ao mercado interno, a demanda pelo produto tende manter-se estabilizada, porém há uma queda no preço do produto. No mercado externo, há uma diminuição na demanda pelo produto. A alta da moeda estrangeira torna o produto brasileiro mais competitivo no mercado e compensa a queda das cotações internacionais. O efeito da crise também abala os pecuaristas, pois se tem uma redução de preço na arroba do boi e na compra para o abate. Os frigoríficos com menos poder de capital, sentem mais os efeitos da crise.
CENÁRIO II:
Com a redução da taxa da SELIC o crédito torna-se mais atrativo, gerando assim mais investimentos no mercado interno. O mercado externo mantém-se estável. Com esses investimentos os pecuaristas produzem com melhor qualidade e maior quantidade. A concorrência entre os frigoríficos fica mais intensa, onde os mesmos vão buscar selecionar os melhores produtos com um menor custo, além de oferecer prazos mais longos para seus clientes e melhores condições de pagamento.
CENÁRIO III:
Com a isenção dos impostos sobre exportação, o governo busca a valorização do real perante o dólar fazendo com que as empresas