O SEGREDO DAS MELHORES Matéria publicada na Revista Exame
Matéria publicada na Revista Exame
1 - APROXIMAR O TOPO DA BASE
Programas de trainee e de estágio acontecem em muitas empresas, mas quantas delas atingem o resultado esperado pelos seus idealizadores?
Hoje em dia, as empresas procuram jovens profissionais para ocupar posições táticas no organograma no futuro, prova disso são os evidentes programas de trainee e estágio que acontecem durante o ano todo, mas o que faz garantir que o profissional consiga ocupar um posto estratégico em longo prazo numa companhia?
Quando os jovens profissionais ingressam na nova empresa geralmente são esquecidos pela liderança. Provavelmente muitos deles não irão atingir o resultado "esperado" e nem tampouco ocupar cargos de gerência e/ou diretoria.
Segundo informações na leitura, o processo que mais sucesso consegue é o mentoring, onde o estagiário é acompanhado por um mentor, que ocupa um cargo de liderança na empresa.
Colocar uma pessoa de liderança de uma área para guiar aos selecionados é o que garante um profissional consiga se desenvolver de maneira adequada para chegar a ocupar um posto de destaque numa companhia. Ensinando métodos, táticas ou dando sugestões para enfrentar problemas que um supervisor, coordenador ou gestor passam dia a dia.
As pessoas com cargo de liderança não podem reter as informações, pois não ficarão eternamente naquela determinada vaga, ele deve incentivar os seus subordinados a buscarem um futuro melhor aprimorando-os e capacitando-os para substitui-lo na hipótese de uma promoção ou caso venha a sair da empresa pois teve uma oportunidade melhor.
O fato de mostrar ao jovem que é necessário um desenvolvimento pessoal para alcançar o cargo desejado também ajuda na estabilidade destes profissionais no futuro cargo.
2 – JOGAR ABERTO – PARA O BEM E PARA O MAL
Esse texto informa que as empresas devem atuar com clareza, não esconder do profissional no ato da contratação suas normas.
Mais uma vez, o feedback encontra-se