O sangue
Plasma sanguíneo Realiza o transporte de hemácias, plaquetas, leucócitos, anticorpos, vitaminas, hormônios, gases, proteínas e sais. Possuem função reguladora, pois permitem as células efetuarem a eliminação de substâncias geradas no processo metabólico. Neste sentido, possibilitam também o recebimento dos nutrientes fundamentais para o funcionamento celular. Atuam como reserva de água do corpo.
Já os elementos figurados são as células: glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias); glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas (trombócitos).
Hemácias Realizar a respiração celular. Transportar oxigênio até os diversos tecidos do corpo. Transportar parte do gás carbônico através da hemoglobina (um dos principais componentes das hemácias).
Leucócitos São responsáveis pela proteção do organismo (função imunológica). Combatem microrganismos (vírus, bactérias, parasitas) causadores de doenças e qualquer substância estranha que penetre no corpo humano (exemplo: proteínas que não são estranhas ao organismo). Fazem a limpeza do organismo, através da destruição de células mortas ou restos de tecidos.
Plaquetas Funções São responsáveis pela coagulação do sangue. Ou seja, são fundamentais no processo de hemostasia (mecanismo do corpo para conter uma hemorragia).
Glóbulos Brancos: As células brancas do sangue, são aquelas que fazem parte do sistema imunológico ou seja, são as células de defesa, responsáveis pela proteção do organismo. Também conhecidas como Leucócitos, são eles: Glanulócitos: Incluem os Neutrófilos, Basófilos e Eosinófilos.
Agranulócitos: São os Linfócitos e Macrófagos. Também estão na jogada, os Mastócitos e Monócitos. Os Granulócitos são chamados assim por causa dos seus grânulos. Quando olhamos ao microscópio, dá pra ver que no citoplasma dessas células, existem muitas vesículas cheias de substâncias químicas,