O saladero de barra do quaraí
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. MUNICÍPIO DE BARRA DO QUARAÍ 3. O SALADERO 3.1. SUA CRIAÇÃO 3.2. APOGEU 3.3. DECLÍNIO 4. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório versa sobre a importância do Saladero na economia do centrooeste do estado do Rio Grande do Sul durante o final do séc. XIX e início do séc. XX. Será demonstrada a realidade vivenciada pelo município de Barra do Quaraí durante o período supracitado, bem como a influência registrada na economia regional. Além disso, buscarse-á traçar um panorama sócio cultural da população existente à época. Dentre as realidades apresentadas, o foco será mantido nas causas do apogeu e declínio da região, passando desde a construção da ferrovia Barra do Quaraí-Itaquí-São Borja, até a aparição dos frigoríficos na Argentina, Uruguai, Rio Grande e Santana do Livramento.
2. MUNICÍPIO DE BARRA DO QUARAÍ
O Município de Barra do Quaraí/RS, foi criado em 28 de dezembro de 1995, pela lei estadual n. 10.655, publicada no diário oficial de 29/12/1995, desmembrando-se de Uruguaiana. O nome Barra do Quaraí ( quaraí: diminutivo de quara- buraco, cova, esconderijo, refúgio) deriva do tupi-guaraní. O seu território possui uma superfície total de 1.055,5 Km, uma população aproximada de 3.535 habitantes. Seus principais limites são: ao norte-nordeste o município de Uruguaiana; ao nortenoroeste a República Argentina e ao sul a República Oriental do Uruguai. O principal destaque no município é a área conhecida como reserva do Espinilho ( Parque Estadual do Espinilho, criado pelo decreto n. 23798 de 12/03/1975), que contém, além deste,a algarobeira e o inhanduvay, formando um complexo biológico na região. Sua economia é essencialmente agrícola destacando-se a lavoura de arroz.
3. O SALADERO
Nosso grupo de pesquisa foi, a princípio, assistir a uma