O Saber N O Ocupa Lugar
Conheça os mitos, as verdades, as curiosidades e muito mais coisas para o seu lazer e conhecimento.
SÁBADO, 9 DE MAIO DE 2009
Violencia domestica em Mocambique
Introdução
O trabalho em destaque vai falar dos contornos que estão por volta da Violência Domestica, um assunto que é uma realidade no seio da nossa sociedade embora triste mas tem acontecido muito.
Traremos como principal a mulher, pois ela infelizmente é que sofre mais com esta violência por vários motivos.
Terá como objectivos trazer as causas dessa grande violação dos direitos humanos, motivos pelo qual as mulher são alvo da violação , aos males que isso pode causar e como a nossa sociedade, que modos agir perante essa situações ou seja possíveis soluções. O que nos motivou a fazer esta pequena pesquisa bibliografia sobre a violência domestica , foi pelo facto primeiro aumentar os nosso conhecimentos perante este assunto e trazer alguns dados novos sobre a violência, não só mais também tentar perceber por a violência domestica muitas vezes refere-se a violência contra mulher.
1. Violência Domestica
Violência doméstica é a violência, explícita ou oculta, praticada dentro de casa, usualmente entre parentes (marido e mulher).
Iclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, violência contra a mulher e contra o homem, maus-tratos contra idosos, e a violência sexual contra o parceiro.
A violência doméstica envolve os actos de violência contra as mulheres que se manifestam por meio das relações assimétricas entre homens e mulheres, envolvendo por vezes discriminação e preconceito.
2. Causas da Violência domestica
Existem Vários factores que desencadeiam a violência domestica contra a mulher , dois quais a destacar:
2.1A principal causa é a causa Cultural, se levarmos em conta a própria estrutura da sociedade moçambicana, que foi formado na sua origem por escravos, como se sabe um país de base esclavagista é violenta por excelência. Portanto a cultura