O SABER E FAZER PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA CULTURA ESCOLAR: O QUE É UM COMPONENTE CURRICULAR?
O SABER E FAZER PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA CULTURA ESCOLAR: O QUE É UM COMPONENTE CURRICULAR?
Introdução
A intenção deste texto é refletir, junto com o leitor, sobre os desafios presentes na prática pedagógica da Educação Física escolar. Essa reflexão foi delimitada a partir de três questões: 1) O que é um componente curricular?; 2) A Educação Física é um componente curricular? De que tipo?; e 3) Como são tratados os conteúdos de ensino do componente curricular Educação Física? Tais perguntas não aparecem para ser, meramente, respondidas e sim para estabelecer o percurso de um pensamento diante do qual revisitei a literatura a cerca da História do Currículo e da História das Disciplinas Curriculares, assim como me fundamentei no estudo de caso de uma unidade de ensino escolar.
O que é um componente curricular?
Para dar conta da questão, é importante reconhecer conceitos de currículo. Do ponto de vista etimológico, currículo vem da palavra latina Scurrere, traduzindo-se como correr, referindo-se a curso a ser seguido, mais especificamente, apresentado 9Gooddson, 1995). Segundo Goodson (1995) e Saviani (1994), Hamilton encontra no Oxford English Dictionary a indicação de que a fonte mais antiga do termo currículo aparece na Universidade de Glasgow, na Escócia, em 1663, significando atestado de graduação outorgado a um mestre dessa instituição de ensino.
Segundo Saviani (1994, p-.41), “...com o tempo o termo currículo evolui da ideia inicial de registro de vida estudantil de cada aluno [...] para indicar o conjunto dos ‘novos traços ordenados e sequenciais da escola do século XVI’”.
Para Forquin (1996), o termo currículo, num sentido mais corrente, designa o conjunto daquilo que se ensina e daquilo que se aprende, tendo como referencia alguma ordem de progressão, podendo referir-se para além do que está escrito/prescrito oficialmente, ou seja, o que é efetivamente ensinado e