O saber matemático
Andresa Rodrigues Almeida
Prof.ª Marly Spier
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED9361) – Prática Educativa do Módulo II
17/06/2010
RESUMO
A educação tem como finalidade a construção da cidadania, sendo a escola um espaço de socialização e construção de conhecimentos. E através de nossa prática educativa propõe-se analisar os procedimentos no contexto do ensino-aprendizagem. Com ênfase no currículo de Matemática procuramos investigar como se processa o ensino matemático na escola, sua organização, metodologia aplicativa e avaliativa, a percepção do aluno em relação à matemática e a ação do docente. Pelo que foi observado e questionado durante a pesquisa elaborada, constata-se que a educação não tem conseguido efetivar os objetivos almejados. Embora o ensino venha enfrentando dificuldades no contexto geral, ainda há aqueles que acreditam em uma educação transformadora. Mas primeiramente deverá acontecer uma transformação no próprio “Eu” de cada indivíduo.
Palavras-chave: Educação. Parâmetros. Disciplina Matemática
1 INTRODUÇÃO
A história da educação nos mostra desde o começo das civilizações os diversos conceitos de educação embasados na realidade de cada época. Da educação difusa à formação de guerreiros, da formação de sacerdotes à formação dos predestinados a exercer o poder e, de outro lado, aqueles que apenas viveriam para serem domesticados, ficando “a mercê”. Hoje em meio a este desenvolvimento desenfreado da humanidade, a educação almeja formar o “cidadão”.
[...] ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice