O Rural e Urbano no Brasil
Bacharelado em Geografia
Disciplina: Geografia Urbana
Professora: Érica Insaurriaga Megiato
Felipe Souza de Souza
Dos Reis, D.S. O Rural e Urbano no Brasil: XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, MG – Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006.
O Autor quer dizer que a todo o momento surge problemas para definir o que é Urbano e Rural no País. Por causa de uma leia defasada e sem exatidão na delimitação das linhas do perímetro urbano dos municípios criaram distorções evidentes do ponto de vista territorial. A partir da década de 1980 foi quando ocorreram às mudanças no meio rural no Brasil com o aumento do emprego e a formação de espaços multifuncionais nas zonas rurais, com isso o campo ganhou um novo significado.
O autor mostra com clareza no texto que nas primeiras décadas do século XX a sociedade se configurava amplamente rural, mas com o crescimento expressivo da população entre 1940 e 1980 se teve uma mudança na população no espaço rural e urbano, com o esvaziamento do espaço rural e o crescimento do espaço urbano, com essas mudanças aconteceu o crescimento desordenado das grandes cidades e a formação de centros metropolitanos que sinalizaram um país de um novo tempo.
A partir da década de 1980 aconteceram mudanças significativas, a sociedade rural deixou apenas de ser um lugar de trabalho e moradia e também virou um espaço multifuncional com a introdução de uma maior diversificação econômica.
Depois do século XVIII aconteceram alterações na distribuição da população, Evoluiu a forma de arrecadação de capitais com isso a sociedade se reestruturou aos moldes capitais, a partir dai a sociedade crescia na zona urbana e esvaziava demograficamente no espaço rural.
Devido aos processos industriais cada vez mais era notado a separação entre o espaço urbano e rural, mas para analisar o espaço rural ou urbano devemos compreender os dois pois um é ligado ao outro.
Nas ultimas décadas ocorreu uma