O rural e urbano no brasil
Douglas Sathler dos Reis2 (CEDEPLAR-UFMG) Resumo Problemas na definição do que seja rural e urbano no Brasil surgem a todo o momento. A vigência de uma legislação anacrônica (Decreto-lei 311 de 1938) e a imprecisão na delimitação das linhas de perímetro urbano dos municípios criam distorções evidentes do ponto de vista territorial. Ademais, as mudanças que ocorreram no meio rural brasileiro a partir da década de 1980, com uma maior diversificação econômica e a formação de espaços multifuncionais, imprimiram ao campo um novo significado. Percebe-se que as recentes configurações econômicas e sócio-espaciais brasileiras exigem recortes espaciais mais condizentes com a realidade. Diante disso, o presente estudo apresenta uma série de reflexões teóricas que contemplam os conceitos relacionados ao urbano e rural, sob uma perspectiva que permite um melhor entendimento do “Novo rural” brasileiro, dialogando não somente com a literatura clássica mas, sobretudo, com as publicações mais recentes que abordam o tema. Palavras-chaves: Urbanização; Ruralização; Geografia Econômica; Sociologia Rural.
1
Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em CaxambúMG – Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006. 2 Geógrafo formado pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em demografia (CEDEPLAR-UFMG).
1
O Rural e Urbano no Brasil3
Douglas Sathler dos Reis4 (CEDEPLAR-UFMG)
1 - INTRODUÇÃO
São inúmeras as dificuldades conceituais e metodológicas impostas, há tempos, aos formuladores de políticas de planejamento público, aos demógrafos e aos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que, obrigatoriamente, se deparam com as inadequações existentes na definição do que seja rural e urbano no Brasil. A superação definitiva desse problema parece distante uma vez que, como se não bastasse a vigência de uma legislação anacrônica, deve-se admitir a carência de