O risco da alta exposição pessoal nas redes sociais
Artigo apresentado ao Programa de Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Gestão e Tecnologia da Informação do Instituto de Educação Tecnológica, como requisito parcial para obtenção do título de Pós-Graduado em Aperfeiçoamento em Gestão e Tecnologia da Informação.
Belo Horizonte
2013
O Risco da Alta Exposição Pessoal nas Redes sociais
Belo Horizonte, 26 de setembro de 2013.
RESUMO
Este trabalho tem como escopo apresentar os riscos da alta exposição pessoal nas redes sociais, visto que as pessoas divulgam informações íntimas em tais redes não dimensionando o impacto que essas informações podem causar. Crianças e adolescentes, pela maior fragilidade, são alvos de pedófilos, pessoas maldosas e sem escrúpulos; além disso, muitos adultos postam informações banais - até o que se come é informado nas redes sociais. Redes sociais como Facebook, Twiter, Linkedln, dentre outras, cresceram muito no Brasil e as pessoas estão cada vez menos preocupadas com a privacidade quando expõem suas fotos, vídeos e seus comentários. A segurança não é avaliada com a alta exposição e, consequentemente, a imagem pessoal pode ser usada para fins diversos.
Palavras-Chave: Risco, Alta Exposição, Redes Sociais, Pessoal.
lista de figuras
Sumário
1.
2. INTRODUÇÃO
Rede Social é o melhor ponto virtual para se interagir. As pessoas utilizam essa ferramenta para conversar, relacionar com estranhos e pessoas que fizeram ou fazem parte do seu convívio.
Elas postam suas intimidades, relações, planos, informações trabalhistas, fotos e vídeos, não pensando nas consequências que tudo isso pode acarretar. Futebol, religião, política são temas polêmicos que sempre geram discussões, pois as opiniões são diversas. Quase nunca se chega ao consenso e o “Curtir” pode ser acionado mesmo em uma discussão irrelevante.
O risco da auto exposição é muito grande,