Trabalho de Desenv. Humano II
Autoexposição virtual: As influências no comportamento e as consequências no mundo real.
RESUMO
O presente artigo é, além de um projeto-base para o trabalho de palestra para adolescentes, uma reflexão sobre a superexposição do adolescente e suas consequências, nas plataformas digitais. Alguns casos de exposição da imagem ou de informações com consequências graves serão citados, apontando a superexposição de si como tendência no ciberespaço e as consequências.
PALAVRAS-CHAVE: exposição, adolescência, redes sociais, comportamento.
Introdução
Palco das mais variadas manifestações, o ciberespaço pode ser compreendido como um ambiente tecnológico que abrange múltiplos contextos de uso e significados culturais. Bilhões de pessoas alimentam com imagens, sonso, textos e outros códigos o turbilhão de informações que circula pela rede mundial de computadores interconectados. A internet vem, a cada dia, fazendo mais e mais parte da vida das pessoas de uma maneira em geral. Na vida de um adulto ela entra como necessidade de trabalho; na de um adolescente ou de um jovem adulto ela se incorpora na forma de pesquisas escolares, ou de contatos com amigos e meio de diversão e lazer.
O ciberespaço é espaço aberto para o surgimento de novas identidades, novas formas de autoexpressão e esse é ponto, se há autenticidade das informações que divulgamos, quanto de si está exposto e saber qual o limite. Para os anônimos, ficar famoso pode ser sinônimo de alegria, afinal isso diz que a popularidade está em alta, mas quando a fama vem de forma polêmica, ferindo a moral, torna-se algo doloroso e muito delicado.
Outro ponto são as informações pessoais lançadas na rede, que podem cair em mão erradas. O adolescente tem a necessidade de expressar-se mais e envolto nas suas emoções, muitas vezes faz desabafos, relata informações muito pessoais. A participação da família na vida desse jovem e se está