Exposição nas redes sociais
O que leva cada vez mais pessoas a abrir mão de sua privacidade e divulgar detalhes da sua intimidade nas redes sociais, numa exposição sem limites e repleta de riscos?
É evidente que a maioria de nós já tenha postado alguma foto em nossas redes sociais, uma foto de praia ou da piscina, para comtemplar um belo dia de sol, ou para “cutucar” os colegas confinados em escritórios ou em casa, uma forma descontraída de brincar com os amigos.
Milhões de pessoas, homens e mulheres que, desde a mais tenra idade, numa viagens um tanto inconsequentes e com altas doses de carência, diversão e despreocupação, abrem mão da privacidade e compartilham sua rotina e intimidade nas redes sociais, numa exposição sem limites e repleta de riscos.
As pessoas gostam de se relacionarem e de contarem aspectos de suas vidas particulares ás outras pessoas e a web potencializou esse comportamento.
Selfie (inglês), termo usado para descrever fotos de si mesmo, eleito pelo dicionário “Oxford” como a palavra do ano, anônimos e famosos aderiram a nova prática, um dos casos de Selfie de famosos mais comentados nos últimos tempos foi do presidente americano Barack Obama, o primeiro ministro britânico David Cameron e a premiê da Dinamarca Helle Thorning Schimdt, que registraram um polêmico autorretrato pelo celular durante o funeral do líder africano Nelson Mandela, ainda que a foto não tenha ido parar em nenhuma rede social, o gesto do poderoso trio é uma marca dos dias atuais.
Esquecemos que tudo é postado na rede deixa uma espécie de rastro virtual e pode colocar em risco a privacidade do usuário, existem diversos riscos implícitos no simples ato de publicar uma informação pessoal na rede.
É no facebook que muitos buscam novos e antigos amores, fazem amigos, registram as coisas mais banais e principalmente encontram o reconhecimento que tanto procuram.
Assim como ressaltamos acima há muitos riscos em tal exposição. Um analista de