O Renascimento
As regiões agrupam porções da superfície terrestre delimitadas a partir de um critério selecionado, por exemplo: áreas que apresentem mesmo clima, população, atividades econômicas etc.
Atualmente o espaço geográfico mundial é marcado por grandes desigualdades socioeconômicas.
Uma das principais causas dessa disparidade socioeconômica é a má distribuição da riqueza entre as nações do mundo.
As desigualdades socioeconômicas podem ser percebidas nas paisagens de diversos países. Analisando a questão habitacional, por exemplo, verifica-se que em muitas regiões a população vive em moradias de luxo, já em outras, sofrem com moradias precárias. Na maioria das vezes, isso acontece porque os recursos para investir em infraestrutura satisfatória a seus habitantes são escassos. Conforme vimos, hoje em dia existe uma grande disparidade socioeconômica entre os países, de modo que podemos regionalizar esses países em países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, tendo como critério o nível de desenvolvimento econômico e social, medidos por indicadores como renda per capita, PIB, taxa de mortalidade, entre outros.
São países ricos que alcançaram elevado nível de desenvolvimento econômico e oferecem boa qualidade de vida à sua população.
São países pobres que possuem baixo nível de desenvolvimento econômico e apresentam vários problemas ligados à pobreza, como elevada mortalidade infantil e baixa renda per capita.
E comum chamar as nações desenvolvidas de países do Norte e as subdesenvolvidas de países do sul.
A maior parte dos países e das organizações internacionais utiliza atualmente os dados socioeconômicos divulgados para medir o quanto um pais pode ser mais ou menos desenvolvido que o outro. Entre esses indicadores estão a expectativa de vida, a taxa de mortalidade infantil e de alfabetização, a renda per capita e o IDH.