PREPARO DE SOLUÇÕES
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Instituto de Biociências – IBIO
Departamento de Ciências Naturais – DCN
PREPARO DE SOLUÇÕES
1. INTRODUÇÃO
Preparar uma solução depende-se de cálculos exatos, utilizando o conhecimento de concentração molar, e também um bom manuseio dos equipamentos e vidrarias. Para dar entendimento ao tema pode-se definir que a solução é uma mistura homogênea, formada por um solvente (onde na maioria das soluções está em maior quantidade) junto com um soluto (o qual é dissolvido no solvente e por isso em menor quantidade). Com a junção desses dois componentes produz-se soluções líquidas, soluções sólidas e soluções gasosas.
Dependendo da quantidade de soluto a solução pode ser saturada (contêm uma quantidade de soluto igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade, não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo), insaturada (contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura) e supersaturada (contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura).
2. OBJETIVOS
Preparar soluções com suas concentrações molares corretas através de cálculos de concentração molar, considerando se o soluto está em estado sólido ou líquido e sua porcentagem e/ou quantidade se já não estiver contido em solução aquosa.
3. MATERIAL UTILIZADO
Vidro de Relógio (figura 1);
Bécher (figura 2);
Balão volumétrico de 100 ml (figura 3);
Funil de Vidro (figura 4);
Bastão de Vidro (figura 5);
Frasco lavador (figura 6);
Balança (figura 7);
Gral (figura 8);
Pistilo (figura 8);
Pêra (figura 9);
Pipeta Graduada 5 ml (figura 9);
Concentração molar de 0,25 mol.L-1 de NaOH (soluto);
Concentração molar de 0,25 mol.L-1 de HCl (soluto);
Água (solvente).
4. METODOLOGIA
a) Preparo de uma solução de NaOH com a concentração molar de 0,25 mol.L-1
Iniciou-se com o