TERMOQUÍMICA – REAÇÕES ENVOLVENDO TROCAS DE CALOR
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Instituto de Biociências – IBIO
Departamento de Ciências Naturais – DCN
TERMOQUÍMICA – REAÇÕES ENVOLVENDO TROCAS DE CALOR
1. INTRODUÇÃO
O estudo, em química, das quantidades de calor liberados e absorvidos durante uma reação química é chamado de termoquímica. Podendo classificar uma reação em endotérmica (reação que absorve calor) e reação exotérmica (reação que libera calor). A quantidade de calor liberado ou absorvido das reações depende da concentração molar (mol/L), do estado físico dos produtos e dos reagentes e a temperatura, porque altas temperaturas resultam em reações endotérmicas e baixas temperaturas resultam em reações exotérmicas.
O químico Henry Hess desenvolveu uma lei experimental que estabelece a variação de entalpia (quantidade de energia em uma determinada reação, representada com o ‘H’). Essa lei demonstra que a variação de entalpia pode ser feita através da soma dos calores de uma reação. Mas o calor só é gerado através de reações químicas que provêm da combinação entre substâncias criando soluções. Essas soluções provem de cálculos exatos para descobrir a concentração molar (mol/L) desejada e o volume utilizado. Somente ao fim desse processo detalhado, pode-se obter a entalpia (H) das reações.
2. OBJETIVOS
Dar ao aluno a oportunidade de fazer experiências que possibilitem calcular calores de reação e aplicar a Lei de Hess. Conseguir chegar a soluções perfeitas em volume (mL e g) e concentração molar (mol/L).
Na etapa I atingir a marca de 50 mL de água e 0,5 g de NaOH sólido
Na etapa II atingir 50 mL de solução aquosa de HCl de 0,25 mol/L de concentração molar e 0,5 g de NaOH sólido
Na etapa III atingir 25 mL de solução aquosa de NaOH, no estado líquido, de concentração molar de 0,5 mol/L e 25 mL de solução aquosa de HCl de concentração molar de 0,5 mol/L.
Com isso calcular a quantidade de calor (energia), definindo as reações em