O REFLEXO DE ACOES SUSTENTAVEIS NA ECONOMIA
O REFLEXO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA ECONOMIA: O CASO
WALMART PROJETO SUSTENTABILIDADE DE PONTA A PONTA
Juliana Tupy Reinhardt julianatupy@gmail.com RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de sustentabilidade proposto pelo Walmart, em parceria com seus principais fornecedores, quanto à revisão dos seus processos de produção com a intenção de reduzir os impactos ambientais do ciclo de vida de seus produtos, investindo assim em sustentabilidade, um tema muito atual e ditado como o futuro dos mercados, inclusive do varejo, onde o consumidor está diretamente em contato com as marcas. Este consumidor que já exige de suas marcas preferidas uma mudança nos produtos para que se tornem ambientalmente corretos. São apontadas quais empresas participaram deste pacto pela sustentabilidade proposto pelo Walmart, as mudanças realizadas nos processos e os benefícios quantificados que trouxeram para o meio ambiente e a sociedade.
Palavras–Chave: Sustentabilidade. Processos de produção. Ciclo de vida de produtos.
Redução de impactos ambientais. Walmart.
1 INTRODUÇÃO
Uma mudança de cultura, que interfere diretamente no processo produtivo de uma indústria, pode ter reflexo nas questões econômicas da empresa. O intuito deste estudo de caso é conhecer quais foram estas mudanças e a repercução na linha de produtos, marca e a economia da marca no geral. A metodologia adotada foi a pesquisa em diversas fontes de pesquisa da própria empresa e canais de comunicação do ramo de sustentabilidade, mostrando os resultados no mercado destas mudanças em todo o ciclo do produto.
O Walmart Brasil visando sustentabilidade, redução de custos e competitividade dos seus produtos, incentivou seus fornecedores a aderir ao projeto de sustentabilidade por ele proposto. As mudanças realizadas vão da embalagem, matéria-prima, até a redução no consumo de energia, água e geração de resíduos. Além da sustentabilidade, esse projeto formou um mercado competitivo aos