O recorte das relações com a comunidade
O RECORTE DAS RELAÇÕES COM A COMUNIDADE
“A percepção e prática da responsabilidade social em micro e pequenas empresas na região metropolitana de Belém.”
Este trabalho apresenta e discute os resultados de pesquisa sobre o sentido da responsabilidade social empresarial em micro e pequenas empresas da região metropolitana de Belém.
Introdução:
As empresas que buscam o sucesso não podem ignorar as características dos mercados, as tecnologias e as abordagens emergentes da Administração. Quando os consumidores começaram a exigir das empresas um maior compromisso social, estas perceberam que precisavam mudar suas estratégias para não terem suas vendas comprometidas. Antes, a lucratividade era basicamente centrada no produto, ou seja, preço, qualidade, marca e atendimento ao consumidor. Depois, agregou-se o meio ambiente. Finalmente o terceiro passo refere-se à relação da empresa com os diversos públicos, como funcionários, consumidores, fornecedores e comunidade.
A maneira como as empresas realizam seus negócios define sua maior ou menor Responsabilidade Social Empresarial. O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios. De um modo mais simples, podemos dizer que a ética nos negócios ocorre quando as decisões de interesse de determinada empresa também respeitam o direito, os valores e os interesses de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são por elas afetados.
Assim, uma empresa pode oferecer o melhor produto ou serviço imaginável para seus consumidores e clientes, mas não estará sendo ética em suas relações com a sociedade se, por exemplo, no desenvolvimento de suas atividades não se preocupar com a poluição que gera no meio ambiente.
Transparência é outro conceito que muito tem a ver com ética. A falta de transparência na condução dos negócios pode prejudicar não só