Teor de álcool na gasolina
Engenharia Civil
SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Brasília, 6 de abril de 2013
SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Relatório de atividade prática da disciplina química aplicada do curso de graduação em engenharia civil.
3 1.1 INTRODUÇÃO
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Do ponto de vista da química podemos afirmar que as substâncias polares se dissolvem em solventes polares e que apolares se dissolvem em solventes apolares.
A gasolina é um líquido volátil apolar, inflamável, constituído por uma mistura extremamente complexa de hidrocarbonetos.
O álcool etílico, C2H5OH, é uma substância que possui nas moléculas uma parte apolar e uma parte polar. O grupo etila (C2H5) é apolar e interage com as moléculas de gasolina, eminentemente apolares. O grupo hidroxila (OH) do álcool polar faz do álcool uma substância bastante solúvel em H2O. Porém, como a água não possui moléculas com regiões apolares e a gasolina não possuem moléculas com regiões polares, a gasolina e a água são muito pouco miscíveis entre si.
OBJETIVO: Determinar o teor de álcool na gasolina e reconhecer as interações intermoleculares entre álcool, água e hidrocarbonetos.
4
2.1 MATERIAIS UTILIZADOS
-água destilada
-bastão de madeira
-béquer
-funil de vidro
-gasolina
-proveta de 25 mL
-pisseta
5
3.1 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.2- Colocou-se o funil de vidro sobre a proveta de 25 mL e foram adicionados 10 mL de gasolina, lembrando que esta gasolina adquirida em postos de gasolina contém álcool.
3.3- Com o uso da pisseta, completou-se com água destilada o volume total da proveta com 15 mL de água. 3.4 – Promoveu-se a agitação da solução com o uso do bastão de madeira.
3.5- Deixou-se descansar a solução por 1 minuto e foram anotados os volumes das fases e as observações pertinentes.
3.6-.