O que é o poder
Poder: v.t.d. 9. Dispor de força ou autoridade.10.Ter força física ou moral.[Conjug.: poder] sm. 11. Direito de deliberar, agir e mandar. Conjugação do termo pelo dicionário Aurélio.
O poder funciona de leis, obrigações e aspirações. Não deixa de ser colocado por Weber on Law in Economy and Society “..é a capacidade de uma ou mais pessoas realizarem sua própria vontade..”
A objetividade de quando se tem o poder traz consigo as ameaças, as recompensas e a persuasão, pois o poder não é da pessoa que sabe, e sim, para aquele que consegue persuadir o outro a certa crença.
O que é o poder condigno?
Um poder fundado com fontes em qualidades pessoais, da força física á inteligência e ao convencimento através de ameaça de punição. Este poder é relacionado a punição física há muito tempo.
Sua relação com a crueldade e a dor, não importando se é física, emocional ou moral.
O que é o poder compensatório?
Tem fundo no valor da propriedade, por meio da recompensa.
Com a dominação econômica e a consciência de dominador e dominado, este poder faz, através de um pagamento ou de uma recompensa, que seu “dominado” deixe os seus próprios interesses, suas próprias preferências para aceitar a recompensa e aceite a “submissão” às vezes oculta para o ser dominado, pela aceitação de um lucro pessoal.
O que é o poder condicionado?
Tem fundo no valor da organização, por meio da crença.
Sua fonte é a mais importante na sociedade moderna e tem como auxilio na propagação de seu poder a educação, ideologia, a publicidade e os meios de comunicação.
Sua dominação é legal, através das leis, da educação e da comunicação.
Resuma os argumentos do autor sobre o poder religioso.
Três coisas proporcionam o poder: personalidade, propriedade e organização.
Cada uma das três fontes do poder tem uma relação estreita, embora nunca exclusiva. O poder religioso deve pouco a força física ou seu recurso pessoal ao poder condigno.Porém os grande religiosos não dependeram