o que é a verdade
A verdade para mim é algo bastante difícil de descrever. Tanto pode ser simples e eficaz, como complexa e inalcançável. Nos tempos de hoje somos bombeados por coisas que aos nossos olhos parecem ser reais ou verdadeiras, mas se formos à essência delas mesmas reparamos que, quer queiramos quer não, essas coisas sofreram manipulações por parte de alguém. Já nada é tão verdadeiro pois tudo agora é fácil de manipular. A manipulação é algo que corrói a verdade.
Uma coisa que acho graça é o facto de nós, seres humanos sermos os únicos a poder proclamar a verdade e ao mesmo tempo manipulá-la. A verdade só existe porque os humanos inventaram a mentira. Um ANIMAL (como o cão) não mente, sempre que está raivoso, demonstra-o, se está excitado, abana a cauda. Respeitam o que sentem verdadeiramente e exprimem-na em acções. Um ser humano é muito mais complexo, muito mais cínico, mais falso.
Mesmo assim não posso negar que a mentira nos difere do resto das espécies. A necessidade do ser humano procurar explicar sempre tudo ao pormenor abriu-nos um universo de teorias e ideias que vão contra a verdade absoluta. Mas também temos de ter em atenção que só acredita quem quer. A verdade é a realidade.
O que corrói também a verdade são as realidades distintas em que o ser humano vive. É difícil explicar a um homem em África que com um computador consigo trazer até minha casa água engarrafada se toda a sua vida teve de percorrer kms até chegar a fontes de água potável. Apesar de não ser mentira, é algo muito estranho para ele. Essa estranheza fá-lo duvidar da minha palavra, o que a torna inválida, é considerada mentira.