O que é a filosofia?
Com esse texto o autor nos deixa claro que a Filosofia pode ser caracterizada de três formas, sendo elas: os temas tratados, a forma como trata esses temas e a função que ela exerce na cultura. Afirma também que os temas tratados na antiguidade Clássica são diferentes dos atuais e justifica isso, principalmente, por que no passado ainda não havia a separação entre ciência e filosofia. E ela então agregava todo o saber. Desde essa separação no século XIX, a partir da primeira proposição filosófica, passou a tratar de temas específicos,
Segundo Nietzsche, a primeira proposição filosófica foi a de Tales, quando ele afirma que a água é o princípio de tudo. E autor defendendo sua tese nos mostra as ideias de alguns filósofos, como Hegel e Nietzsche, do por que a Filosofia se separou da ciência a partir daí. E o ponto comum ente ambos é que tudo coincide para o pensamento de que ‘TUDO É UM’.
Afirma que a partir dessa perspectiva, o mito passa a ser razão, libertando o homem desse mundo mágico. O autor nos diz que a partir do momento que o homem busca a Arché das coisas e sai do mundo mítico, nasce a Filosofia, e que esta após algum tempo, gerou o conhecimento científico. Portanto, a Filosofia assumiu um saber que abrange todos os campos, podendo ela possuir o conhecimento geral ou somente específico. 2. Método da Filosofia:
Devido o método de estudo utilizado pela ciência ser o experimental, há algumas áreas do conhecimento que este não abrange (como por exemplo: a justiça, a beleza, a verdade, entre outros), então entra Filosofia com seu método e o faz. Segundo Kant o conhecimento filosófico é dado a partir de conceitos adquiridos racionalmente e obtidos analiticamente. Porem nem sempre esses conceitos convergem a um mesmo ponto, como também às vezes a significação eles não é clara. Portanto o conhecimento filosófico é aquele que não se prova empiricamente, porém se consolida através de conceitos pautados na razão.
3. Função da