Introdução à teoria de controle
Controle
O controle Automático tem como finalidade a manutenção de uma certa variável ou condição num certo valor. Este valor que pretendemos é o valor desejado. O sistema de controle automático opera do seguinte modo: A- Medida do valor atual da variável que se quer regular. B- Comparação do valor atual com o valor desejado ( sendo este o último indicado ao sistema de controle pelo operador humano ou por um computador). Determinação do desvio. C- Utilização do desvio ( ou erro ) para gerar um sinal de correção. D- Aplicação do sinal de correção ao sistema a controlar de modo a ser eliminado o desvio, isto é , de maneira a reconduzir-se a variável ao valor desejado. O sinal de correção introduz variações de sentido contrário ao erro.
Controle
Denomina-se CONTROLADOR a todo elemento de um sistema de controle que é introduzido no ramo direto, antes da planta, em um sistema de malha fechada que tem por objetivo: 1. 2. 3. 4. Transformar um sistema em malha fechada instável um sistema estável; Aumentar a velocidade de resposta de plantas a variações na sinal de referência; Diminuir a velocidade de resposta de plantas sensíveis a variações; Filtrar possível distúrbios (ruído ou interferências) ocorram sobre a planta e que poderiam torná-la instável.
Conceitos iniciais
Variável do Processo: Qualquer grandeza, propriedade ou condição física medida a fim de que se possa efetuar a indicação e/ou controle do processo (neste caso, também chamada de variável controlada). Variável Controlada: É a grandeza que se deseja controlar, ou seja, manter em um determinado valor. Variável Manipulada: É a grandeza que é operada com a finalidade de manter a variável controlada no valor desejado. Set Point: É um valor desejado estabelecido previamente como referência. Valor no qual a variável controlada deve permanecer. Importante: A ação de controle é aplicada, normalmente, a outra variável (manipulada) da qual depende a variável controlada.