O que é violencia doméstica
DOMÉSTICA?
A violência doméstica se define como um padrão de comportamento abusivo, utilizado para estabelecer poder e controle sobre outra pessoa com quem se tem ou se teve um relacionamento íntimo.
Tal comportamento inclui violência física, violência sexual e violência emocional/psicológica.
Os agressores são, em sua maioria homens, e as mulheres são as vítimas.
A violência doméstica afeta mulheres urbanas e rurais, independente de idade, religião, raça/etnia, nível social, econômico e educacional.
Em média, uma em cada três mulheres é agredida ou forçada a ter relações sexuais no transcorrer da vida.
Mulheres adolescentes estão mais susceptíveis a sofrer estupro ou violência doméstica do que ter um acidente de moto, ou câncer.
Pesquisas mundiais também demonstraram que 40 a 70% das mulheres vítimas de homicídios foram assassinadas por seus maridos (ou ex),ou parceiros.
A violência doméstica também causa uma grande perda econômica ao país
A raiz do problema da violência contra a mulher está na construção cultural de gênero (homem e mulher) , que coloca o homem em posição de superioridade à mulher.
Nenhum setor da sociedade consegue sucesso lutando sozinho contra tal tragédia.
É necessária a união das ONGs, setor empresarial e governo.
No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos,. E 70% das agressões ocorrem dentro de casa, praticadas pelo marido, companheiro ou parente. No estado de Pernambuco, somente em 2006, foram assassinadas quase 300 mulheres. A cada cinco anos, a mulher perde um ano de vida saudável se ela sofre violência doméstica. A Lei Maria da Penha
O Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo, o que foi reconhecido recentemente por Rebecca Reichmann Tavares, representante atual da região Brasil e Cone Sul do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), que é parte da ONU Mulheres. Em artigo intitulado
“Basta à violência contra as mulheres”, publicado na página 3 do jornal Folha