Esportes
O Brasil é referencia no turismo radical, se destacando pela área geográfica diversificada, pelas matas, cavernas, montanhas e corredeiras proporcionando ao turista um amplo leque de escolhas. No passado viajar era apenas por motivos profissionais. Hoje existem profissionais específicos para direcionar um momento de lazer conforme o perfil de cada cliente. Por definição, o Turismo é uma atividade de prestação de serviços. Mas, pelo seu caráter multidisciplinar, também se classifica como setor industrial (produção de equipamentos e materiais industrializados para as atividades de Lazer e Turismo), com implicações no setor primário (proteção ao meio-ambiente e adequada utilização dos recursos naturais), o que amplia seu papel como gerador de trabalho e novas oportunidades de emprego.
Na economia o turismo vem crescendo constantemente, proporcionando ao país uma fonte segura de rendimento. Levando se em conta que a atividade turística é uma indústria que depende em grande parte, do fator humano, é certo que se geram mais empregos, o que forma um ciclo econômico, mais pessoas empregadas proporcionam uma giro maior de dinheiro. Sempre haverá emprego nesta área, o que falta é profissional qualificado. Os quatro segmentos que mais contrataram em 2011 foram, o de agências de viagem, operadoras de turismo, transporte aéreo e locadores de automóveis.
Justificativa: O ser humano começa a sentir necessidade de um contato maior com a natureza, e a melhor indicação é através da prática do ecoturismo, turismo radical, etc. No intuito de se desvincular das atividades rotineiras e estafantes do dia a dia. Gerando adrenalina, desafios e liberando todo o stress adquirido na área pessoal e profissional. Atraindo também as empresas por perceberem que poderiam recriar no campo situações de risco e pressão parecidas com as de seu dia-a-dia profissional.
A engenharia mecânica tem influência impactante em todo o seguimento esportivo, como o desenvolvimento