O que é um sistema
“Pode ser definido como um conjunto de elementos inter¬dependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo seja o foco de atenção”.
Na realidade a definição de sistema depende do interesse e da visão de quem o esta definindo, ou seja, uma empresa poderá ser vista como um sistema maior, dentro da qual existem subsistemas. Em outra visão esta mesma empresa poderá ser vista como um subsistema de outras empresas maiores. Como podemos notar é uma questão de abordagem conceitual.
Classificação dos sistemas:
Quanto à sua categoria: Naturais e os feitos pelo homem.
Quanto à sua natureza: Abertos ou Fechados.
Quanto à sua constituição física: Físicos ou concretos e os abstratos.
Parâmetros de um sistema:
Entradas, processamento, saídas, retroalimentação e ambiente.
Sistemas computadorizados
São sistemas feitos pelo homem, que interagem com ou são controlados por um ou mais computadores.
Muitos dos sistemas computadorizados que elaboramos são substituições ou novas implementações de sistemas não computadorizados que já existem; além disso, a maioria dos sistemas computadorizados interage ou tem uma interface com vários sistemas existentes (alguns podem ser computadorizados e outros não). Para que nosso sistema computadorizado seja bem-sucedido, precisamos conhecer detalhadamente, como o sistema atual se comporta.
Componentes: Hardware, Software, Pessoas, dados (informações) e