Métodos de ordenação
Autor: Julio Cezar Santos Diniz – 201221025 – (14A) Professores: - Tales Heimfarth - Ana Paula P. Melchion - Renato R. R. de Oliveira - Hewerton E. de Oliveira
1
Descrição geral
Bubble Sort
O Bubble Sort (método “bolha”) é um dos mais simples algoritmos de ordenação. A ideia é percorrer o vetor diversas vezes, a cada passagem ele faz o maior elemento da sequencia “flutuar” para o topo. Essa movimentação lembra a forma como as bolhas em um tanque de água procuram seu próprio nível, e daí vem o nome.
Select Sort
O Select Sort (método de seleção) é um algoritmo de ordenação baseado em se passar sempre o menor valor do vetor para a primeira posição (ou o maior dependendo da ordem desejada), depois o segundo menor valor para a segunda posição, e assim é feito sucessivamente com os (n-1) elementos restantes, até os últimos dois elementos.
Insert Sort
O Insert Sort (método de inserção) é um algoritmo de ordenação eficiente quando aplicado a um pequeno número de elementos. Em termos gerais, ele percorre um vetor de elementos da esquerda para a direita e à medida que avança vai deixando os elementos mais à esquerda ordenados. O algoritmo de inserção funciona da mesma maneira com que muitas pessoas ordenam cartas em alguns jogos de baralho.
Shell Sort
O Shell Sort (método de concha) é o mais eficiente algoritmo de ordenação dentre os de complexidade quadrática. É um refinamento do método de inserção. O algoritmo difere do método de inserção pelo fato de no lugar de considerar o vetor a ser ordenado como um único segmento, ele considera vários segmentos sendo aplicado o método de inserção em cada um deles. Basicamente o algoritmo passa várias vezes pela lista dividindo o grupo maior em menores. Nos grupos menores é aplicado o método de ordenação por inserção (Insert Sort).
Heap Sort
O Heap Sort (método pilha) utiliza uma estrutura de dados chamada heap, para ordenar os elementos à medida que os insere na estrutura. Assim, ao