O que é um fluxograma e blueprints?
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.
Blueprints permite a uma empresa visualizar seus processos de negócios como se eles fossem ‘camadas’ de dentro de um grande modelo. Em um primeiro nível, você tem a camada referente a estratégia da empresa; depois, o processo de negocio que se pretende analisar; em seguida define-se a tecnologia necessária para suportar o processo (software, hardware e ambiente); e em seguida, a camada da implementação. Quando uma empresa visualiza seus processos desta maneira, tudo fica mais claro. Ela consegue perceber onde está investindo mais do que devia, onde precisa atuar mais, e o que qualquer alteração de um processo ou de sua estratégia pode afetar no seu ambiente empresarial/operacional. Por este motivo o blueprint é uma ferramenta de consultoria que traz agilidade e melhor custo-benefício.
Com esta metodologia, uma empresa pode economizar cerca de 25 a 60% no gerenciamento de seus processos de negócios, pois elimina elementos desnecessários e redundantes.
Outra vantagem do Blueprint é que, com todos os processos visíveis, uma empresa pode prever de maneira mais segura como se adaptar a mudanças, protegendo sua infraestrutura de TI e seu próprio negócio..