O que é Teologia Pentecostal?
Referenciais Históricos
Apesar de ser um movimento considerado, via de regra, da Idade Moderna, autores como Campos[1]traçam uma linha histórica que, iniciando no Pentecostes ocorrido na igreja primitiva, passando pelo Montanismo (150 d.C.), Tertuliano (155-200 d.C.) e John Wesley (1703-1791 d.C.), culminaria no “século pré-pentecostal” (século XIX) com Moody, Torrey, Mahan e Scofield.
As raízes do Movimento Pentecostal remontam ao Pietismo luterano, ao Conversionismo arminiano e ao Movimento Holiness (Movimento de Santidade), oriundos da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVII e início do século XVIII.
Os historiadores do movimento da Rua Azuza (Azuza Street), em Los Angeles, em 1906, são unânimes em mencionar esse avivamento como o centro irradiador, de onde se espalhou para outras cidades, estados e nações.[2]Apesar de “irradiador” não é considerado como “marco inicial”. Charles Fox Parham (1873-1929), em 1901, é considerado, por muitos, como o fundador do Movimento Pentecostal, quando em Topeca (em Kansas), seus alunos começaram a falar em línguas, atribuindo o fenômeno ao batismo no Espírito Santo. Foi fundador e único professor do Bethel Bible College. Para outros, William Joseph Seymour (1870-1922), em 1906, em Los Angeles, seria seu fundador. Seymour sentiu-se carente de formação teológica, foi freqüentar a escola de Parham e convenceu-se dos ensinamentos acerca do Espírito Santo. Seguiu para Los Angeles, de onde recebeu o convite para assumir o pastorado de uma igreja Holiness. A igreja fechou. As reuniões continuaram na casa dos irmãos, até que, em uma das casas da Rua Azuza, as reuniões passaram a chamar a atenção após matéria do jornal Los Angeles Times. A partir daí as reuniões ficaram gravadas na História.
No Brasil, as denominações pentecostais mais antigas são as Assembleias de Deus e a Congregação Cristã no Brasil. A Assembleia de