O que é sociologia
Carlos Benedito Martins.
Introdução
Na introdução existem vários fatos contraditórios da sociologia, pois ao mesmo tempo em que é um projeto intelectual que visava os interesses da elite, também tentava ajudar de alguma maneira os oprimidos a chegarem à elite. Diz – se que ela (a sociologia) surgiu como resposta às questões que a história ignorou.
Surgiu como ciência para tentar explicar e entender a vida em sociedade urbana e rural.
O Surgimento
A Sociologia teve seu início nas manifestações do pensamento moderno, que criticava diretamente o pensamento feudal. Toda essa evolução mexeu no íntimo da mentalidade dos europeus do século XVIII, que se reforçou devido a Revolução Industrial que visava à substituição da mão de obra humana (artesanal) pelas máquinas (manufatureira), que resultaria em homens e mulheres desempregados, pois eles não poderiam concorrer com máquinas que produziam em grande escala.
Na Inglaterra ocorreu à transformação da atividade artesanal para a manufaturada, ocorreu assim a grande vinda dos camponeses para a cidade, onde homens, mulheres e crianças trabalhavam, sendo que as mulheres e as crianças trabalhavam igual aos homens e recebiam menos.
Com essa migração houve um grande aumento da população urbana, mas as condições de moradia e saúde não conseguiam atender a necessidade de todos, com isso houve um grande aumento de alcoólatras, prostitutas e muita violência. Devido à falta de saneamento básico houve as grandes epidemias de tifo e cólera.
Com a Revolução Industrial surge o capitalismo, possibilitando o surgimento da sociologia como ciência a investigar um objeto, no caso a sociedade.
A sociologia então surge para mostrar que as instituições não eram fenômenos sagrados e imutáveis, mas algo que poderia ser modificado, na visão dos fundadores da sociologia, de um modo especial August Comte, que chamava a sociologia de física social. Com a inspiração positivista a sociologia procurou construir uma nova