O que é Sociologia
Curso: Relações Internacionais
Disciplina: UTA ( Unidade Temática de Aprendizado)
Instrutor: Hélio Rubens Godoy
Aluna: Záira Carvalho da Silva
MARTINS, Carlos Benedito,O que é Sociologia.54ª.ed.São Paulo:brasiliense s.a.1999.98p.
No séc. XVIII a sociedade é colocada diante de novas transformações que implicam crucialmente na economia, política e cultura. Como toda transformação tem um viés de mudança, tanto positivo quanto negativo e nesse caso em questão foi avassalador o eixo das mudanças.
O homem se ver atribulado e já não sabe como lidar com os problemas advindos das ditas mudanças.Ocorre então uma avalanche de manifestações circunstanciais,põem para a solução e acalanto de vários nasce uma nova ciência.
A principio chamada de pensamento moderno, pensamento cientifico, que se inclina para uma nova área de conhecimento, num âmbito cientifico, tendo como ferramenta as estatísticas, dados e principalmente as comparações.
O surgimento dessa nova ciência (pensamento moderno,cientifico) se passa em um contexto histórico bem específico, coincidindo com a degradação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista. Isso sem fazer uma analise, mas profunda da dupla revolução ou “Era da revoluções” tida no antigo regime, revolução industrial e revolução francesa.
Um século depois, mas precisamente em 1830, o pensamento moderno passa ter um novo e empregmático termo – SOCIOLOGIA, que só os fatos desenvolvidos pela dupla revolução é que anteciparam e a tornaram possível.Ela é o resultado da junção de vários pensadores que se dispuseram a pleitear e compreender as novas situações existentes.
Como bem ressalta Martins, Carlos Benedito em seu livro O que é Sociologia.
A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Em 1968, os coronéis gregos acusavam-na de ser disfarce do marxismo e a teoria da revolução. Enquanto isso, os estudantes escreviam nos muros de