O que é sociologia
O termo sociologia, pode se dizer, é muito novo em relação ao surgimento dessa ciência, que tem o papel de compreender e explicar os fenômenos próprios da rápida complexidade da sociedade.
Podemos dizer que o ápice da sociologia se deu em meio às várias manifestações que ocorriam em meio aos pensamentos modernos, que se divergiam para uma crítica ao pensamento feudalista que a essa altura estava em plena decadência. Na qual, todos esses fatos refletiram em uma profunda mudança da mentalidade europeia daquela época.
As transformações políticas, econômicas e culturais que viam a se acarretar a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que vivenciavam as mudanças que viam ocorrendo na Europa. O conjunto de revoluções desse século (industrial e francesa) constituíram nada mais que a instalação da sociedade capitalista.
Em um período de aproximadamente 80 anos, países como Inglaterra sofreram uma brusca transformação tanto econômica como em sua fisionomia. Cidades pequenas já não era mais realidade, aglomerados de pessoas migravam para o meio urbano e abandonavam não só os campos, mas um modo de vida adotado a varias décadas. Porém esse desenvolvimento da sociedade que se industrializava, causo retrospectos negativos, como desordenado acúmulo de pessoas sem alguma residência, crianças e mulheres sendo de certo modo obrigadas a trabalhar, para poderem ajudar a família a suprir os gastos e sempre recebendo menos que os homens.
Um dos fatos que se destacaram com esse desenvolvimento, foram as constantes lutas dos proletariados contra os capitalistas (patrões) que não ofereciam nenhum direito aos seus funcionários e com o avanço da tecnologia começaram a substituir a mão de obra humana por maquinas, que produziam em uma escala bem maior e em menos tempo, gerando o que era mais visado pelos os patrões, o lucro.
A sociedade passava por um momento que precisava se tornar um objeto de estudo e ser analisada por seus diversos ângulos para