o que é sociologia?
O SURGIMENTO:
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foi institucionalizada. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente.
A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações. Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu num momento de grande expansão do capitalismo. Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos étnicos (indígenas, etc.), classes sociais (de trabalhadores, etc.), gênero (homem, mulher), violência (crimes violentos ou não, etc.), além de instituições como Estadas, escola, religião etc.
Além de suas aplicações no planejamento social, na condução de programas de intervenção social e no planejamento de programas sociais e governamentais. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é uma forma significativa de consciência social e deformação de espírito crítico.
A FORMAÇÃO: No final do século passado, o matemático francês Henri Poicaré referiu-se à sociologia como ciência de muitos métodos e poucos resultados. As inúmeras pesquisas realizadas pelos sociólogos, a presença da sociologia nas universidades, nas empresas, nos organismos estatais, atestam a sua realidade. A perspectiva que os norteava era a de buscar o pleno funcionamento de suas instituições econômicas e políticas. Pensadores como Edmund Burke (1729-1797), Joseph de Maistre (1754-1821), Louis de Bonald (1754-1840) e outros procuraram desmontar todo o ideário dos filósofos do século