Metodologia da ciência
Paulo Roberto Costa Camargo
Introdução
Este é o curso de metodologia da ciência. O objetivo deste curso é capacitar os alunos a compreenderem o que é e como é produzida ciência. Além disso, é intenção que os alunos compreendam e saibam aplicar a estrutura de um texto científico.
Uma vez que eles devem produzir ciência ou fazer uma contribuição científica como requisito para obterem o grau de especialista, mestre ou doutor, é natural que saibam como a ciência se desenvolveu até aqui, como chegamos aos conceitos que hoje utilizamos e que vão nos orientar nos projetos de pesquisa.
Mas também é adequado para qualquer um que queira entender o que é ciência. Esse fenômeno social primordial para entendimento da vida moderna e relacionamento com o mundo sensível. Esse conhecimento capacita não apenas compreender o mundo em que se vive, se relacionar com ele em alto nível, mas também tomar melhores decisões, mais efetivas e de forma consciente.
É bem verdade que a ciência e a população em geral têm se afastado. Isso, provavelmente, se deve a crescente complexidade dos conceitos e técnicas associada uma diminuição da valorização e da qualidade da aprendizagem. Isso tem acarretado muitos problemas para progresso da humanidade de uma forma geral e urge-se a necessidade de uma reaproximação.
A academia, aparentemente percebeu isso, pois têm surgido muitas iniciativas e pesquisas em divulgação científica. Temos grandes nomes que ajudaram a divulgar a ciência tais como Carl Sagan, Neil Tyson e aqui no Brasil, a neurocientista Suzana Herculano.
A Error: Reference source not found representa um mapa conceitual sobre ciência e metodologia da ciência.
Figura – Mapa conceitual da ciência.
Este curso está estruturado em torno das seguintes perguntas:
Por quê ciência?
Como tudo começou?
O que é ciência?
O que não é ciência?
Quem somo nós?
Como produzir ciência?
Os ângulos da ciência
O primeiro ângulo da ciência é aquilo