dimensionamento de disjuntores
Impõe condições devem ser cumpridos para que haja perfeita coordenação e condutores vivos do circuito e o dispositivo que os protege conta corrente de sobrecarga e de curto-circuito.
Proteção contra correntes de sobrecarga
Para que a proteção dos condutores contra sobre carga fique assegurada, as características de atuação do dispositivo destinado a provê-los devem ser tais que atendam as seguintes condições.
Onde:
Ip = Corrente de projeto do circuito, em ampère (A). A norma trata com IB.
In = Corrente nominal do dispositivo de proteção (ou corrente de ajuste, para dispositivos ajustáveis), nas condições previstas para sua instalação, em ampère (A), tabelas 1 e 2.
Iz = Capacidade de condução de corrente dos condutores, nas condições previstas para a sua instalação, submetidos aos fatores de correção eventuais das tabelas 3 e 4 em ampère (A).
Iz = Corrente corrigida, em ampères (A).
Ic = Capacidade limite de condução de corrente no condutor, em ampères (A), tabelas das tabelas 1 e 2.
FCA = Fator de Correção de Agrupamento dos circuitos, em tabela adiante.
FCT = Fator de Correção de temperatura, em tabela adiante.
Tabela
Tabela
Tabela
Tabela
Temperatura características dos condutores
A tabela abaixo apresenta as características quando à variação de temperatura dos diversos materiais utilizados como isolação dos condutores para instalações elétricas.
Fator de correção de temperatura (FCT)
O valor da temperatura ambiente a ser utilizado é a temperatura do meio onde os condutores serão instalados considerando-os carregados.
O fator de correção de temperaturas (da tabela abaixo) é aplicável quando a temperatura ambiente e do solo forem diferentes de 30°C e 20°C, respectivamente.
Fatores de correção de agrupamento (FCA)
O fator de correção de agrupamento (FCA) é aplicável a vários circuitos, quando instalados num mesmo eletroduto, calha, bloco