Disjuntores de baixa tensão
1 – Características dos Disjuntores. 2
2 – Tipos de Disjuntores. 3
2.1 – Disjuntores Térmicos. 3
2.2 – Disjuntores Magnéticos. 3
2.3 – Disjuntores Termomagnéticos. 4
3 – Dimensionamento. 5
3.1 - Proteção contra sobrecarga. 5
3.2 - Proteção contra curtos-circuitos. 6
3.3 – Exemplo de dimensionamento. 7
4 - Referências Bibliográficas. 8
1 – Características dos Disjuntores.
Os disjuntores são dispositivos eletromecânicos de proteção e seccionamento de circuitos que funcionam como interruptores automáticos, destinados a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados. Esta proteção pode estar relacionada com sobrecorrentes ou correntes curto-circuito. Uma sobrecorrente é uma corrente elétrica cujo valor excede, em pequena escala, o valor da corrente nominal ou valor normal de funcionamento do equipamento. Uma corrente de curto-circuito está relacionada a uma corrente muito superior à corrente nominal.
A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade em poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.
Os disjuntores operam por meio de disparadores térmicos, magnéticos ou eletrônicos. Tradicionalmente, são equipados com disparadores térmicos, que atuam na ocorrência de sobrecorrentes médias, e disparadores magnéticos, para elevadas sobrecorrentes. Dessa forma, são