Dispositivos de Proteção
Este artigo tem por finalidade apresentar os diferentes tipos de dispositivos de proteção elétricos, bem como mostrar a necessidade e as causas de seus usos.
II. INTRODUÇÃO
Dispositivos de proteção são destinados a proteger os equipamentos elétricos contra a alta tensão, gerado por descargas atmosféricas. Contra choques elétricos, a diferentes tipos de proteção, como por exemplo proteção básica, proteção supletiva, proteção adicional, dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual, SELV,PEL. Disjuntores são dispositivos que atuam na proteção das correntes de curto-circuito ou em casos de sobrecarga. Para a proteção de redes de baixa tensão existem vários equipamentos, os mais comuns são os para-raios de baixa tensão (vistores), supressores de surtos.
III. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1.0.
Quando é detectado uma fuga de corrente na instalação do dispositivo DR, o interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade, que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que pode ser fatal se tem contato com o corpo humano. Desta forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo de proteção. Contato direto: a pessoa toca um condutor eletricamente carregado que está em funcionamento. Contato indireto: a pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor, por falhas de isolamento.
2.0.
O choque elétrico (AO 1945: choque eléctrico) é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.
Por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa e causar até mesmo a morte.
2.1.
Proteção contra choques elétricos elemento condutivo ou parte condutiva: