hashrbsbsjd

711 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA – SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA

RUYLON CALHEIRO PEIXOTO

FICHAMENTO

São Luís
2014
RUYLON CALHEIRO PEIXOTO

FICHAMENTO
Atividade apresentado a Disciplina de Seminário de Monografia do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.
Professor Orientador: Isabel Diniz

São Luís
2014
SERRA, Joaquim. A imprensa no Maranhão 1820 – 1880. In: _________. Sessenta Anos de Jornalismo: A imprensa no Maranhão. 3. ed. São Paulo: Siciliano, 2001, p. 13-49.
FICHAMENTO
1. Preliminares
1826 - Balbi avaliava a existência de 3 168 jornais publicados no mundo. Na Europa, 2 142 jornais Na América, 978 jornais
Cinquenta anos depois: o calculo orçava 12 500 jornais publicados no mundo.
1878 - E. Hatin calculava 25 000 jornais impressos publicados em diferentes partes do Mundo. Na Europa, 14 000 jornais; Na América, 10 000 jornais; Na Asia, Austrália etc, 1 000 jornais.
Serra destaca que é através da páginas dos jornais que o desenvolvimento do progresso , vai em toda parte, pois é a imprensa uma marcha ascensional. Destaca ainda que a imprensa na Província do Maranhão é uma da mais notáveis do Império, quer pela importância política que exerceu, quer pelo valor literário dos que nela militaram

2. Plano da Obra
O tópico dois do Capítulo 1 aborda como o autor irá discorrer sobre a imprensa no Maranhão e algumas considerações que o mesmo levou em conta ao descrever sobre a imprensa no século XIX. Assim, destaca que a narração será feita por data, fazendo uma espécie de sinopse das folhas que foram se sucedendo, desde a entrada do primeiro prelo no Maranhão, pondo em evidência a preponderância de certas individualidades políticas e literárias exerceram no jornalismo da Província, e a influência deste no meio onde circulava.

3. O período de

Relacionados