O que é sociologia e seu obejeto de estudo
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. A Sociologia, através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, analisando as relações históricas e culturais, criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
A Sociologia deve possuir objetivos de manter relações que estabeleçam consciente ou inconscientemente, entre pessoas que vivem numa comunidade, num grupo social ou mesmo em grupos sociais diferentes, limites e padrões que procurem ampliar o espaço em que vivem para uma melhor organização.
Nos tempos de hoje, a sociologia não deve somente buscar compreender as ações e estruturas de uma sociedade, mas esta deveria tornar-se parte da sociedade, de modo que a beneficie. Em outras palavras, os estudos e resultados da sociologia devem agregar diretamente com as atividades humanas, pois, se esta busca compreender a sociedade em si, deve também procurar um meio de melhorá-la e agir como uma ciência plena e prática.
2. Objeto de estudo
A sociologia abrange várias áreas, incluindo sociologia comunitária, econômica, financeira, política, jurídica, do trabalho e sociologia familiar, os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia, ou seja, toda maneira de agir ou pensar fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma pressão exterior, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter. Mas como um todo, a base de estudo é a sociedade, e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o individuo isolado é estudado pela psicologia, a sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de proporções diversas, interagindo no interior desses grupos. Observando tais fenômenos para assim formular explicações gerais ou