economia
Procuramos reunir neste trabalho todo um estudo ministrado durante o semestre, referente à disciplina de metodologia das ciências econômicas, serão levados em consideração os debates, explicações e observações realizadas em sala de aula e pesquisas de livros. Este está dividido em três partes distintas, discutindo desde o surgimento da ciência clássica às características da ciência moderna, destacando a relação entre o pesquisador e seu objeto de estudo, (relação sujeito-objeto). Do mesmo modo é de fundamental importância conhecer as correntes metodológicas tais como: Positivismo, Materialismo Histórico-Dialético e Fenomenologia. Que muito colaboram na construção da ciência econômica e no pensamento e comportamento do economista que é o terceiro ponto abordado mediante seus métodos utilizados constantemente a fim de entender a sociedade e promover o bem-estar. É indispensável que tomemos conhecimento de tais assuntos, pois além de ser de suma importância na formação de um economista, também é necessário no cotidiano.
¹ Alunas do 1º período do curso de Ciências Econômicas da UERN- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, referente à disciplina Metodologia das Ciências Econômicas.
1. CARACTERÍSTICAS DA CIENCIA MODERNA EM RELAÇÃO SUJEITO- OBJETO
Na ciência sempre houve a necessidade de descobertas e respectivos descobridores. A forma como tais se relacionam esteve em mutação desde as primeiras eras ate os primeiros pensadores, passando por teóricos, pesquisadores e cientistas. Na ciência moderna tal relação (sujeito-objeto) propõe-se de forma articulada, sugerindo ao pesquisador diversas formas de estudar e analisar seu objeto de pesquisa.
A complexidade do universo e a diversidade de fenômenos que nele se manifestam, aliadas à necessidade do homem de estudá-los e para poder entendê-los