Neutralidade na Rede
A Neutralidade da Rede significada que todas e quaisquer informações que trafeguem pela rede sejam tratadas da mesma forma, navegando com a mesma velocidade, permitindo o livre acesso a qualquer tipo de informação na rede.
Existe uma grande briga entre os usuários da rede, tais como sites e empresas de jornalismo com as operadoras de telecomunicação, onde as Telecom querem cobrar de acordo com o conteúdo que trafega pela rede e tratar de maneira diferenciada os diferentes pacotes de informação, enquanto as outras empresas defendem que o fluxo de informação na rede seja livre, que não precise pagar mais para obter privilégios de tráfego.
Enquanto as Telecom acreditam que têm o direito de fazer este tipo de cobrança, as outras acreditam que está ferindo tanto a ética quanto a liberdade de expressão.
Todas as empresas têm como principal objetivo obter maior lucro possível, pensando nisso temos as empresas que teriam maior lucro quando na cobrança de serviços diferenciados, que é o caso das Telecom, e temos as outras empresas que teriam custos maiores, fazendo automaticamente com que seu lucro diminuísse. No mundo corporativo muitas vezes é deixado de lado a ética com o objetivo do lucro, mas as empresas estão cada vez mais percebendo que é preciso tomar as decisões sem deixar a ética de lado.
No caso da Neutralidade da Rede está totalmente embasada na liberdade de expressão, pois todos podem acessar livremente a rede sem terem suas informações bloqueadas, consequentemente respeitando a ética.
A grande reclamação das operadoras é que enquanto os provedores de aplicação estão tendo lucros significativos, todo investimento necessário para que este provedor consiga trafegar os dados recai sobre elas.
Portanto, querem cobrar das grandes corporações para possibilitar que o usuário tenha acesso ao conteúdo oferecido por elas.
Mas a quebra da Neutralidade estaria indo contra o direito da liberdade de expressão e isso não