o que é sociologia capitulo 3 resenha critica
O autor Carlos Benedito Martins é sociólogo graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, e doutor em sociologia pela Universidade de Paris. Exerceu durante vários anos a atividade docente na PUC e na UNB. Entre suas principais livros estão:
Ensino Pago: Um retrato sem retoque; E organizou o livro: Ensino Superior Brasileiro: transformações e perspectivas atuais.
AS IDÉIAS CENTRAIS DA OBRA
O desenvolvimento da sociologia teve como pano de fundo a existência de uma burguesia que se distanciara de seu projeto de igualdade e fraternidade, e que crescentemente se comportava no plano político de forma menos liberal e mais conservadora, utilizando intensamente os seus aparatos repressivos e ideológicos para assegurar a sua dominação. A escola sociológica francesa os discípulos de Durkheim buscavam pesquisar sobre as chamadas sociedades primitivas a troca de produtos com um significado diferente de uma simples transação comercial que tinha relação com a moral e o religioso. Já escola sociológica alemã relacionada a Weber trabalhou na análise sobre as origens e a natureza do capitalismo moderno. Uma nova escola sociológica nos EUA surge na década de 30 na Universidade de Chicago, nela os sociólogos estudavam o estilo de vida do meio urbano dessa época, já que o grande crescimento populacional estava acontecendo e assim, surgindo novos problemas sociais que ainda não eram visto nos EUA. Mais uma escola que ajudo na analise crítica da sociedade capitalista, foi a escola de Frankfurt, apoiada em uma direção marxista analisavam a indústria cultural. Em sua conclusão o autor diz que o sociólogo deve se libertar do aprisionamento do poder burguês e concentra-se para ser um instrumento de transformação social.
CONCLUSÃO
O livro é um subsídio importante pra os professores e um bom instrumento de pesquisa para os estudantes.
No capitulo três, ele não aborda especificamente do o que é sociologia, comenta sobre a influência da