Resenha Critica LAKATOS, Eva Maria Marina de, MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 5ª Ed. 3. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. 312 p. R$ 89,00 – Cap. I Ciência e Conhecimento Científico.
828 palavras
4 páginas
LAKATOS, Eva Maria Marina de, MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 5ª Ed. 3. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. 312 p. R$ 89,00 – Cap. I Ciência e Conhecimento Científico.Eva Maria Lakatos era brasileira, graduada em Administração e Jornalismo e pós-graduada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Ciências, Doutora em Filosofia (Metodologia Cientifica) e livre-docente em Sociologia, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi vice-diretora. Foi professora de Sociologia e Metodologia Cientifica, Metodologia do Trabalho Científico, Sociologia Geral e Técnicas de Pesquisa, publicado pela Atlas.
Marina de Andrade Marconi é brasileira, graduada em Historia, Pedagogia, Estudo Social e Educação Artística, Doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História Direito e Serviço Social de Franca – Unesp. É professora concursada, tendo lecionado 16 anos na Unesp de Franca nos cursos de História e Serviço Social. É autora dos livros Metodologia Cientifica para o curso de direito e co-autora de Antropologia: uma introdução, Fundamento da Metodologia Cientifica; Metodologia do Trabalho Cientifico, Sociologia Geral; Técnicas de pesquisa, publicado pela Atlas. Além desses livros Garimpos e Garimpeiros; Folclore do Café; Brinquedos Cantados; Artesanato; e Linguagem; e Folclore I, II, III.
A obra está repleta de informações sobre os métodos científicos. Também traz um cenário do comportamento contemporâneo no mundo real.
No primeiro capitulo “Ciência e Conhecimento Científico”, traz uma analise a cerca do conhecimento cientifico versus conhecimento popular, Filosófico e Religioso. Além de trazer os conceitos de “Ciência”, fazendo o leitor refletir os diversos e mais comuns conceitos atuais, que segundo as autoras, são incompletos.
Ao se falar em conhecimento científico, a reflexão a que se volta à tona é a respeitos dos outros tipos de conhecimento existentes. E para tal, uma analise com os dois conhecimentos mais factuais é inevitável.