O que é semiótica
Linguagens Verbais e Não-Verbais O século XX viu nascer e está testemunhando o crescimento de duas ciências da linguagem. Uma delas é a lingüística, ciência da linguagem verbal. A outra é a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem. Até Onde Vai a Semiótica As linguagens estão no mundo e nós estamos na linguagem. A semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como fenômeno de produção de significação e de sentido. Nos fenômenos, sejam eles quais forem – uma nesga de luz ou um teorema matemático, um lamento de dor ou uma idéia abstrata da ciência -, a Semiótica busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo. Tão-só e apenas. E isso já é muito.
O LEGADO DE C. S. PEIRCE Não foi senão essa consciência de linguagem em sentido amplo que gerou a necessidade do aparecimento de uma ciência capaz de criar dispositivos de indagação e instrumentos metodológicos aptos a desvendar o universo multiforme e diversificado dos fenômenos de linguagem.
Um Leonardo das Ciências Moderna Peirce era químico, matemático, físico, astrônomo, além de Ter realizado contribuições importantes no campo da geodésia, metrologia e espectroscopia. Era ainda um estudioso dos mais sérios tanto da biologia quanto da geologia, assim como fez, quando jovem, estudos intensivos de classificação zoológica sob a direção de Agassiz. No campo das ciências culturais, ele se devotou particularmente à lingüística, filologia e história. Isso sem mencionarmos suas