Destilação simples
Para iniciar a destilação, colocou-se em um balão volumétrico 170 ml de vinho. Tendo iniciado o experimento com temperatura ambiente de 23°C. Utilizando-se uma manta térmica para elevar a temperatura da amostra ate 96°C, sendo que o etanol ebule de 78°C a 88°C e a água de 96°C a 100°C, dependendo da pressão atmosférica.
Introdução A destilação é a separação de uma mistura líquida nos seus componentes por meio de fervura seguida da condensação do vapor. Os vários componentes condensam a diferentes temperaturas, o que permite que sejam separados uns dos outros. Destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos.
Materiais e Métodos
Materiais: * Becker * Balão Volumétrico * Termômetro * Condensador * Manta Térmica * Elevador * Proveta * Bolinhas De Vidro * Rolha
Métodos Com uma proveta mediu-se 170 ml de vinho, acrescentando 10 bolinhas de vidro para que não ocorresse uma ebulição turbulenta, passando para um balão volumétrico do fundo redondo, efetuou-se a montagem de acordo com a figura abaixo, utilizou-se uma manta térmica com elevador ( para ajustar a altura ), para aquecer a amostra, pois o etanol contido no vinho é inflamável, tornando inviável o uso do bico de Bunsen. Abriu-se a torneira de água fria de forma a renovar a água no condensador. Deu-se inicio a marcação de tempo/temperatura assim que o vapor atingiu o termômetro.
* * Resultados e Discussão
Aos 50 segundos do aquecimento notou-se o aumento repentino da temperatura chegando rapidamente aos 78°C inicio da ebulição do etanol, como o aumento da temperatura foi mantido, a agua logo começou a ebulir juntando se ao etanol já destilado. Isto só acontece, porque efetuou-se uma